NOTÍCIAS

ebook da desordem e do caus eliane chieregattoLink para o Ebook

 

ELIANE CRISTINA CHIEREGATTO

DA DESORDEM E DO CAOS: ESTUDO SOBRE “O CAMBISTA”, DE EDUARDO MAHON

Tangará da Serra
2019

progresso capa01A peça “Progresso” marca a estreia de Eduardo Mahon na dramaturgia.

Em homenagem aos 40 anos de teatro do ator Ivan Belém, o escritor abordou um tema delicado: a força deletéria do tempo tanto para o centro histórico de uma pequena cidade do interior, quanto para o personagem que se perde na narrativa entre o passado e o presente.

A estrutura pensada identificou na falência do patrimônio histórico a própria vida do protagonista, marcada pela decadência social.

O diretor escolhido foi Luiz Geraldo Marchetti, responsável por introduzir recursos de áudio e vídeo no texto original, recurso muito elogiado pela crítica.
A primeira apresentação deu-se em 2017, no Sesc Arsenal, instituição ligada ao sistema SESC nacional.

No ano de 2019, a peça voltou a ser montada no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, como parte das comemoração universitária dos 300 anos de Cuiabá.

No dia 01 de junho, foi realizado um encontro de escritores para comemorar os 30 anos do Projeto PraVaLer, chefiado pela estudiosa Luzia de Maria.

A iniciativa teve como parceiro, na época, Darcy Ribeiro que adotou o programa nacionalmente.

O evento literário aconteceu no salão nobre do Hotel N, em Niterói e contou com a presença de Nélida Piñon, Marina Colassanti, Silviano Santiago e, representando os escritores da nova geração, Eduardo Mahon que integrou a composição da mesa principal.