ÚLTIMAS CRÔNICAS

 

Quem tem Medo de Avião?

Todo mundo tem medo de alguma coisa, não é vergonha admitir. Conheço gente com horror a barata, cachorro, aranha, não importa. Eu tenho medo de avião. Não do aeroplano em si. Eu embarco numa boa. Até gosto do aspecto simétrico dos assentos. Meu problema com aviões começa quando a comissária avisa: atenção, senhores passageiros, fiquem atentos ao aviso de atar os cintos; estamos passando por uma área de turbulência. É aí que minha coragem se despede.

Leia mais...

Quem Não Gosta de Samba?

Carnaval é substantivo, mas no Brasil também é verbo e advérbio. Carnavalizamos a nossa vida e achamos muito natural. Essa euforia, essa graça, esse displicente estado de espírito governa o nosso modo de ser. Isso não é mau. É apenas diferente. Alguns povos – sobretudo os europeus, nos invejam. Como são felizes! – espantam-se com a difícil conjunção entre pobreza e alegria. Tudo está liberado, tudo é permitido: “não existe pecado do lado debaixo do Equador”.

Leia mais...

 

ÚLTIMAS ENTREVISTAS

 

Entrevista - Marília Beatriz de Figueiredo Leite

Entrevista com Marília Beatriz de Figueiredo Leite com a participação de Cristina Campos.

Leia mais...

Entrevista - Valmir Batista Corrêa e Lúcia Salsa Corrêa

Em nossas andanças por Campo Grande, entrevistamos o casal de intelectuais Valmir Batista Corrêa e Lúcia Salsa Corrêa, ambos historiadores. Ele, membro da Academia Sul-Mato-grossense de Letras e ela, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Leia mais...

 

ÚLTIMAS RESENHAS LITERÁRIAS

 

O DOMICÍLIO DE MARTA COCCO: A arte de habitar a poesia contemporânea

A beleza de ler um livro ainda não publicado é que, depois que encarna no papel parece ser algo completamente diferente. Exilado no Manso, há mais de 1 ano, li o copião do atual Domicílio (Gesto, 2021). Senti um gosto meio amargo de balanço, fim de festa, noves fora, trocando em miúdos. Talvez fosse a pandemia, o sol escaldante, o cenário do cerrado bruto. Li várias vezes como se, na poesia de Marta, houvesse alguma salvação. Nunca há. Quem sabe, dê-se justamente o contrário. Agora, devidamente vestido de capa e contracapa, o livro confirma a minha sensação inicial. A maturidade cobra uma espécie de retrospecto, antologia ou exposição do que se aprendeu até aqui. Não poderia mesmo ser um livro esperançoso em meio ao nosso contemporâneo desesperançado.

Leia mais...

A NÊGA ME TIROU O ENCOSTO

A estreia de Juçara Nacioli com Chão Batido

 

Fiquei besta comigo mesmo. Em geral, não me contenho diante de um livro que me causa forte impressão. Quando recebi “Chão Batido”, de Juçara Nacioli (Editora Carlini e Caniato, 2021), li com a costumeira sofreguidão dos usuários de psicotrópicos, muito embora seja essa a minha natureza ao largo de ritalinas e dormonides. Talvez a resenha não tenha vindo porque viajei com as crianças. Daí que dobrar cuecas, meias, pijamas, guardar escovas de dentes e arrumas as malas é atividade inconciliável com resenhas literárias. Contudo, a despeito de praia e de um episódico camarão, voltei correndo para cumprir o que julgo uma missão: escrever.

Leia mais...

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

No domingo ele vem nos visitar

 

no domingo cartaz

A peça teatral, No domingo ele vem nos visitar, escrita por Eduardo Mahon, poeta, escritor e advogado, foi construída a partir dos poemas de Lucinda Persona, na leitura interpretativa do poema, o autor busca a reflexão em torno do cotidiano de uma senhora e seu marido que no domingo sempre espera o filho chegar para almoçar.

É dentro desse espaço de múltiplas facetas que a ação é construída, a casa começa a se movimentar em torno da cozinha, entre o café e o jantar, o casal vai fazendo reflexões de suas histórias, apesar dos anos, ainda há vida, como diz Mahon: “A cozinha é um templo onde o ritual mais antigo da humanidade é celebrado diariamente.

 

Leia mais...

Lançado o livro "DA DESORDEM E DO CAOS", de Eliane Cristina Chieregatto

ebook da desordem e do caus eliane chieregattoLink para o Ebook

 

ELIANE CRISTINA CHIEREGATTO

DA DESORDEM E DO CAOS: ESTUDO SOBRE “O CAMBISTA”, DE EDUARDO MAHON

Tangará da Serra
2019

Leia mais...