SINOPSE
DOUTOR FUNÉREO E OUTROS CONTOS DE MORTE – Contos. Reunião de contos onde o tema principal é a morte. O autor entende por morte não só a desagregação do corpo físico, mas a finitude das relações humanas, dos sentimentos, das palavras, da imagem e de todas as demais questões que são efêmeras.
FORTUNA CRÍTICA - MONOGRAFIA - KÁSSIA KIS
ANÁLISE DOS CONTOS “MOTIVO FÚTIL”, “VIÚVA NEGRA” E “SEGUNDA MORTE”, DE EDUARDO MAHON
KÁSSIA KIS MARTINS ALVES
INTRODUÇÃO
O presente trabalho monográfico tem embasamento nos conteúdos adquiridos no curso de Licenciatura Plena em Letras no Campus de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Dessa maneira a pesquisa traz a proposta de renovar e ampliar o conhecimento da literatura de Mato Grosso, todavia, partindo da aprendizagem da literatura enquanto ferramenta da realidade em que o sujeito está inserido. Nesse sentido, também busca os aspectos implícitos do texto em seus aspectos sociais e culturais.
Tomando como objeto de análise os contos “Motivo Fútil”, “Viúva-Negra” e “Segunda Morte”, da obra Doutor Funéreo e Outros Contos de Morte, de Eduardo Mahon, o presente estudo trata do tema da morte, que sempre intrigou a curiosidade humana sobre o desconhecido e o místico. Inserido de forma cada vez mais natural e significativa no cotidiano por meio da literatura. Daí se dá a pertinência da pesquisa, indo além dos aspectos literários e chegando mesmo aos aspectos socioculturais.
Para tanto, a fundamentação teórica do trabalho se divide em duas partes: no primeiro capítulo se trabalha o tema morte na literatura mato-grossense, traçando um histórico da produção literária de Mato Grosso desde o descobrimento do Brasil, passando pelo século XX, até a atualidade. Também se discute sobre a morte dentro dos diferentes períodos literários, assim como a significação dos ritos funerários. Dessa forma, parte-se dos enunciados místicos e filosóficos até se chegar à ficção, mostrando as diversas visões da morte de acordo com o período histórico.
É importante lembrar que, conforme explica Silva (2010), a valorização da morte dentro de uma obra literária depende, entre outros fatores, da coerência da visão de mundo expressa no texto em relação ao tempo e o espaço em que está inserido, bem como a consciência coletiva predominante no período histórico.
No segundo capítulo busca-se debater sobre os pressupostos teóricos do gênero conto, bem como sua historicidade e características. É preciso ter em mente que o conto é um texto ficcional, geralmente curto e conciso, que cria um universo de seres e acontecimentos. Sua narrativa é composta por diversos elementos, tais como narrador, personagens, ponto de vista e enredo, a fim de desenvolver uma história progressivamente, com um clímax e um desfecho, tendo em conta a referência do mundo real.
Por fim, no terceiro capítulo passa-se à análise e discussões sobre os contos selecionados. Primeiramente, discorre-se acerca da metodologia utilizada para a escolha e análise dos referidos contos para depois analisa-los de acordo com a preocupação com os aspectos literários, estilísticos, culturais e sociais com os quais Mahon discorre a respeito do tema da morte.
A obra passa histórias de vida e de morte de maneira simples, muito bem contextualizadas na literatura de Mahon em Dr. Funéreo e outros contos de morte, com um viés que mistura comédias, tragédias e pura ficção que despertam a curiosidade no leitor, pelo inusitado, pelo temor, pela simples diversão ou reflexão, por meio da única certeza que o ser humano tem nesta vida, a morte.